Voltar

Incêndio de Pedrogão atingiu Penela

Sexta, 30 de Junho de 2017

No sábado dia 17 de Junho, quando estávamos no rescaldo de um incêndio em Moninhos - Figueiró dos Vinhos, começaram a ocorrer projeções do incêndio de Pedrógão Grande, no limite do nosso Concelho. De imediato os Bombeiros de Penela mobilizaram meios de prevenção e começaram apoiar no combate do mesmo incêndio, nas diversas localidades de Figueiró dos Vinhos – Moninhos, Fontão Fundeiro, Ribeira Velha, Vale Salgueiro, até que pelas 21h15 do mesmo dia, várias projeções caídas na zona dos Pardieiros Fundeiros deu início ao incêndio no concelho de Penela.
O incêndio, dado ontem como extinto, esteve ativo ao longo de onze dias, tendo ardido uma área de cerca de dois mil hectares no concelho.
Pardieiros, Silveira, Tarrasteira, Casal Matias, Farelo, Porto Madeiro e Porto da Vila foram as aldeias evacuadas no decorrer do incêndio, sendo que Relvas, Traquinai, Bajancas e Malhadas Velhas foram colocadas em estado de prontidão para possível evacuação.
Entre bombeiros de várias corporações, militares, sapadores e equipas helitransportadas, passaram pelo no terreno 571 operacionais que combateram o fogo e fizeram prevenção. Do incêndio resultaram quatro feridos ligeiros, todos bombeiros de diferentes corporações.
Ao longo deste período, os Bombeiros de Penela foram ainda acionados para incêndios distintos em Fetais Fundeiros, Várzea Longa e Favacal.