Voltar

Resgate na Pedra da Ferida

Terça, 03 de Setembro de 2019

Os bombeiros de Penela foram chamados para socorrer uma vítima de queda na zona da Cascata da Pedra da Ferida, na freguesia do Espinhal. Foi no último Sábado, dia 31 de Agosto, que o alerta foi dado ao INEM durante a tarde. Na operação estiveram envolvidas duas equipas, a de socorro, com uma Ambulância, e uma equipa de resgate para busca e salvamento da vítima, com um veículo todo-o-terreno e o devido equipamento de resgate.

O local é conhecido por ser uma atracção natural intrincado em escarpas entre a Vila do Espinhal, em baixo, e o cume da Serra. Com acessos difíceis o que para muitos significa uma aventura e um desafio. Este facto tem vindo a atrair cada vez mais visitantes, para o que já é um ponto importante de turismo no concelho de Penela.

Estas condições e topografia naturais obrigaram a uma operação difícil e demorada, em coordenação com o CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro, e com um total de 8 técnicos dos bombeiros de Penela.

A operação de socorro foi um sucesso e a vítima não viria a sofrer lesões de maior. Mas a situação mostrou-se como um alerta para a corporação de Penela, que motivado com o crescente interesse e procura por esta actividade turística, provoca a necessidade de pensar a efectividade dos recursos de socorros e mesmo nas condições no local preventivas de acidentes e males maiores.

O Sub-Chefe Rui Palrinhas foi o COS no local (Comandante de Operações de Socorro).