Voltar

Bombeiros Penela em Programa Erasmus+

Domingo, 10 de Maio de 2020

Os Bombeiros de Penela viram aprovada a sua candidatura ao Programa Erasmus+, no setor da Educação de Adultos (KA1).

O projeto candidatado “Sustentabilidade da Floresta Mediterrânica – Boas Práticas na Prevenção e Combate a Incêndios”, vai permitir a mobilidade de 12 elementos a centros de formação de proteção civil de Itália, Espanha e França.

Este objetivo está integrado na nossa estratégia de capacitação dos nossos operacionais, através do contato e partilha de experiências e boas práticas, em Portugal e noutros países europeus. Esta nossa visão está também alinhada com o Plano de Desenvolvimento Europeu.

Este projeto na área da mobilidade e cooperação europeia, têm por metas:
- Conhecer/partilhar práticas inovadoras na área da Sustentabilidade da Floresta Mediterrânica;
- Conhecer planos de atuação em caso de catástrofes/incêndios, já usados por países com mancha florestal e clima semelhante ao de Portugal e que se tenham revelado eficazes;
- Conhecer/partilhar práticas inovadoras no que respeita à formação das populações locais em áreas temáticas como sejam: planos de evacuação, medidas de autoproteção nas habitações e áreas adjacentes, redução de combustíveis junto das habitações e áreas envolventes, proteção individual em caso de acidente/catástrofe, entre outras.

Vamos gerir o projeto de forma diferenciada e de acordo com as duas tipologias de atividades: a frequência de cursos específicos e jobshadowing

Deixar um agradecimento à equipa por todo o trabalho de pesquisa, recolha de informações e preparação da candidatura.