Voltar

Formação de imobilização e extracção de vítimas - RESCATE JOTA

Sexta, 06 de Março de 2020

Ao longo dos dias 21 e 22 de fevereiro, decorreram formações no nosso Corpo de Bombeiros focadas na temática de imobilização e extração de vítimas.

O curso foi ministrado pelo formador José Javier Flores, um dos responsáveis pela empresa RESCATE JOTA (Espanha), e o criador dos planos duros da marca Jota Rescue, que começam a ser utilizadas em diversos lugares no mundo.

Cada uma das sessões que se realizaram contemplaram 8 horas de formação, tendo decorrido em duplicado para que o máximo número dos nossos bombeiros pudessem assimilar os conhecimentos discutidos.

A formação incidiu nas temáticas de imobilização e extração de vítimas de trauma com recurso a equipamentos semelhantes ou mesmo inéditos aos que são atualmente utilizados no dia-a-dia do nosso Corpo de Bombeiros (cintura pélvica, torniquetes, ratchert e imobilizador lateral).

A formação foi repartida numa introdução teórica de 2h30 em ambiente de sala de aula, com oportunidade para os formandos treinarem e manusearem diferentes tipos de colar cervical (o colar "X-collar plus") e de seguida existiu um período de 5h30 dedicado a exercícios em veículos ligeiros acidentados em diversas posições (exemplo de capotamento lateralizados e sobre as quatro rodas, nos ângulos 0 °, 45 °, 60 ° e 90 °, no solo) com vítimas de trauma no interior, em que se exercitou as suas extrações controladas com recurso às ferramentas referidas.

Os Bombeiros de Penela agradecem à RESCATE JOTA pela partilha de conhecimento, assim como pela oferta de um conjunto de planos duros para utilização em cenários de acidentes rodoviários (como o que está visível na imagem).

A Rescate Jota é uma empresa espanhola nascida em 2015, cujo objetivo é ajudar no socorro da vítima de trauma, para reduzir as lesões existentes e estabelecer diretrizes para restringir o movimento da coluna vertebral.

Para mais informações relacionadas com a Rescate Jota, clique na ligação:
https://www.facebook.com/RescateJota/