Voltar

Delegação dos Bombeiros de Kandern (Alemanha) visita Penela

Sexta, 21 de Fevereiro de 2020

A delegação de Kandern[1], pertencente aos Bombeiros Voluntários Alemães, deslocou-se recentemente a Portugal a fim de conhecer o nosso Corpo de Bombeiros, um pouco do concelho de Penela e parte da cultura da nossa região.

A delegação constituída pelo Comandante Gunter Lenke, Segundo Comandante Matthias Meisenger, Dietmar Wieber Donato Alfi, Christopher Barreca, Patrick Schmidt, Joachim Walter, Andreas Volk, pertencentes ao estado de Baden-Württemberg, visitou de 13 a 17 de fevereiro a região de Penela para manter e construir um relacionamento de intercâmbio, assim como de fortalecer laços de cooperação e de entreajuda das duas instituições.
Esta vinda foi também uma oportunidade para dar a conhecer um pouco da nossa realidade regional aos nossos homólogos alemães.

Em tom de enquadramento, após os graves incêndios de 2017 e face a algumas carências de equipamento que se faziam sentir no nosso Corpo de Bombeiros na altura, fez-se um pedido de ajuda a cerca de 40 instituições de Bombeiros distribuídas um pouco por toda a Europa com vista à tentativa de obtenção de donativos de material e equipamentos que pudessem ser dispensados. Os Bombeiros de Kandern foram uma das instituições que decidiram dar uma resposta positiva, oferecendo diverso material, equipamento, inclusive, um veículo ao nosso Corpo de Bombeiros.

Face a estes donativos, nasceu a vontade de em maio de 2019 uma delegação de Penela deslocar-se a Kandern - para agradecer pessoalmente pela ajuda, mas também conhecer o Corpo de Bombeiros local.

Em tom de reciprocidade, foi agora o momento dos Bombeiros Voluntários de Kandern visitarem o nosso Quartel, concelho, bem como o nosso país.
Para os cinco dias foi organizado um programa que permitiu não só conhecer a realidade dos bombeiros de Penela e o seu funcionamento, como também familiarizarem-se um pouco com a vila e as belas paisagens dos arredores, ter contacto com os representantes locais entre outras figuras de destaque na comunidade e apreender uma significativa amostragem da cultura e costumes concelhios.

Os Bombeiros de Penela gostariam de deixar publicamente um forte e sentido OBRIGADO pela vinda do grupo à "nossa terra", a todos os que despenderam um pouco do seu tempo para interagir com o grupo, dando-lhes as suas “Boas Vindas”. Para além das boas relações instituicionais que já existiam, pode dizer-se que se criou uma ligação de amizade, companheirismo e afeição que em muito nos tocou.

Importante também é destacar o apoio contínuo da família Görne, nas pessoas do Professor Michael Georg Görne (Micha), da Dra. Isabel Görne, e do Sebastião Görne, pelo apoio que prestaram desde o primeiro momento na tradução, companhia e alojamento. Obrigado.

Estão previstas para o futuro mais visitas de intercâmbio entre as nossas duas instituições, sendo que o intento será o de manter e construir um relacionamento de maior proximidade, simbiose e continuidade.

[1] Kandern é uma região da Alemanha localizada no distrito de Lörrach, região administrativa de Freiburg, estado de Baden-Württemberg. É situada no extremo Sudoeste da Alemanha, junto à fronteira com a França e Suíça e, por isso, também conhecido como o canto dos três países. Contempla a vila principal com o mesmo nome que o da região. Pode dizer-se que Kandern tem uma população de sensivelmente 8000 habitantes e compreende um Quartel de Bombeiros Central (constituído há já 150 anos) e 6 Secções de apoio, distribuídas estrategicamente pela área do município. Tanto o Quartel como as referidas Secções funcionam integralmente com um dispositivo de cerca de 180 voluntários que são acionados consoante necessidade.