Voltar

Campeonato Nacional de Trauma (2019)

Segunda, 25 de Novembro de 2019

Decorreu durante os dias 22, 23 e 24 deste mês de novembro a primeira fase do Campeonato Nacional de Trauma.

Penela fez-se representar no concurso através da equipa constituída pelos bombeiros Luís Simões e Inês Gonçalves que decidiram colocar-se à prova nesta competição em conjunto com 17 outras equipas de norte a sul do país.

Este evento do campeonato deu-se na cidade nortenha da Covilhã, no Pavilhão Multiusos da ANIL e é a primeira de duas séries, sendo que a próxima irá decorrer na ilha do Pico nos Açores durante o mês de março (2020). Terminadas as duas séries, irão ser selecionadas 3 equipas que ficarão assim apuradas para participar no concurso mundial a decorrer nos Estados Unidos (Estado de Miami).

A prova é organizada pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), que estabeleceu uma parceria com a World Rescue Organization.

A prova em que os nossos elementos participaram esteve planificada para 3 dias, em que o primeiro foi dedicado à cerimónia de abertura, apresentação das regras do Campeonato e o sorteio das equipas para as provas que se seguiram.

O segundo e terceiro dia foram dedicados às provas práticas propriamente ditas divididas em duas categorias, uma standard e uma complexa. Estas provas simularem diversos cenários de vítimas de trauma com diversos graus de complexidade.

O Campeonato Nacional de Trauma é uma oportunidade e ao mesmo tempo uma experiência imersiva que coloca à prova as capacidades de resolver cenários de trauma e desencarceramento. Aos nossos dois bombeiros que participaram na prova, os nossos Parabéns