Voltar

Conclusão da edição de 2019 do Projeto “Jovens ao Serviço da Comunidade”

Quarta, 28 de Agosto de 2019

Com início confirmado a 2 de julho, estiveram presentes no nosso Quartel diversos grupo de jovens por meio do Projeto "Jovens ao Serviço da Comunidade".

A iniciativa do projeto é da Câmara Municipal de Penela, apelidado de “Jovens ao Serviço da Comunidade” e pretendeu acolher, "no período das férias de Verão, jovens que distribuídos pelos diferentes espaços do Concelho, pudessem vivenciar experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências e contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável".

Os Bombeiros de Penela fizeram pela primeira vez parte no programa, recebendo assim diariamente as visitas dos grupos ao nosso Quartel. Estas vindas terminaram a 26 de agosto, completando assim um período de sensivelmente dois meses, tendo estado os jovens presentes nas nossas instalações apenas durante a parte da manhã (9h às 13h) de cada dia.

Os grupos inseridos neste Projeto são constituídos por jovens entre os 12 e os 18 anos e têm estado ocupados em diversas atividades, em apoio a tarefas programadas para cada dia, entre elas, aprendizagem de ordem unida, Escalada, Salvamentos pela fachada de edifícios (uso de cordas), colocação de ARICAS (aparelhos respiratórios), primeiros socorros (Chamada 112, SBV, OVA, PLS e Trauma), atividades de Team Building, manobras de mangueiras, colocação de equipamentos de proteção individual, manuseamento de extintores, realização de listas de verificação aos veículos de fogo, realização de listas de verificação às ambulâncias, apoio à manutenção das infraestruturas, apoio na confeção do almoço, apoio na limpeza e na manutenção dos espaços verdes, utilização de equipamentos e ferramentas do salvamento desencarceramento e circuito por caminhos florestais em veículos de combate a incêndios.

Envolvidos diretamente na instrução estiveram 23 bombeiros da nossa Corporação tendo ministrado ao todo cerca de 120 horas de instrução/formação aos 8 grupos de jovens.

Esta iniciativa termina assim com um balanço que consideramos ser claramento positivo e que proporciou diversos momentos de aprendizagem, novas experiências e algum divertimento a todos os envolvidos.

Para mais informações acerca desde programa, poderá consultar a seguinte ligação:
http://cm-penela.pt/uploads/a8db7faf3af1b36f5fe2eac6f6b77aa6.pdf