Voltar

Todos os dias são dias de preparação física

Quarta, 21 de Agosto de 2019

Artigo de Opinião.

Ao longo de todos os anos da minha carreira, habituei-me a ouvir dizer, no seio da grande família dos bombeiros, a velha máxima de “Quem não sabe, não salva”, que era um lema alusivo à necessidade de se ter formação e manter a continuidade de conhecimentos e treino para se estar bem preparado para as eventualidades de emergência do dia-a-dia.

Este é um lema antigo que, possivelmente, apenas perdura na memória dos bombeiros veteranos porque, hoje, é um dado praticamente adquirido: os bombeiros têm que ter adequada e frequente formação. E se hoje a formação é uma necessidade reconhecida, também nos dias de hoje os bombeiros reconhecem a necessidade de ter uma adequada preparação física para que, em conjunto com os devidos equipamentos, o domínio teórico e técnico, a necessária robustez física seja parte integrante e indispensável de todos os recursos que o bombeiro dispõe para o exercício eficaz da sua atividade tão singular e importante.

Neste sentido, este quartel também promete manter o compromisso de prontidão segundo a “Tríade de Segurança do Bombeiro” (presente nas diretrizes da ENB – Escola Nacional de Bombeiros): Vestuário e Equipamento de Proteção Individual, Conhecimento e Treino e Condição física e Psíquica, e a preparação física acontece todos os dias na corporação dos Bombeiros de Penela.

Sob orientação profissional do Professor Ruben, que já colabora connosco há alguns anos, os bombeiros têm preparação física todos os dias, habitualmente de manhã antes das atividades e rotinas diárias, de forma obrigatória para o pessoal de serviço e de forma opcional e aberta para todos os bombeiros, e alguns amigos dos bombeiros, que queiram participar.

Pela qualidade do serviço prestado aos cidadãos e pela segurança dos próprios intervenientes, para os Bombeiros de Penela: Todos os dias são dias de preparação física.

Sérgio Rodrigues