Voltar

Visita aos Bombeiros de Penela do Curso Profissional de Serralheiro Civil

Quinta, 11 de Julho de 2019

Alunos e professor do módulo Ambiente e Saúde, da disciplina de Cidadania e Empregabilidade, no passado dia 26 de junho visitaram o corpo de bombeiros voluntários de Penela. Sendo este um curso de formação profissional de Serralheiro Civil,é financiado pelo IEFP no centro de Formação Profissional da CERCI Penela.

Segundo o professor Carlos Varandas, a visita efetuada aos Bombeiros de Penela “prendeu-se com o facto de, no âmbito do módulo Ambiente e Saúde da disciplina de Cidadania e Empregabilidade, ser a organização em Penela, mais completa nos dois temas base do módulo, aproveitando a visita para no tema saúde - abordar o suporte básico de vida e chamada de socorro; no tema ambiente- a reflexão da importância de ponto recolha no âmbito da reciclagem (ponto de recolho no âmbito da reciclagem de papel, vidro e plástico, bem como eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos, lâmpadas, pilhas, cartuchos de impressoras, etc.)”.

Desta forma os alunos puderem observar e contatar com a prática dos bombeiros responsáveis da formação no âmbito do SBV, concretamente com o equipamento utilizado na formação, tendo sido sensibilizados para a chamada de socorro e respetivo algoritmo destas manobras básicas de socorro; por fim, na qualidade de CB ponto de recolha de reciclagem, puderam ver a forma como este se efetiva através dos recipientes de reciclagem distribuído pelos diferentes espaços do quartel, como pela área onde estes são acondicionados para serem posteriormente recolhidos.

Desta visita pode-se destacar o interesse manifestado pelos alunos, assim como satisfação expressa em todos os momentos da visita.

Da parte do corpo de bombeiros reitera-se a constante disponibilidade para receber visitantes, advindos tanto no âmbito académico e profissional como civil.

Sois sempre bem-vindos a este espaço e serviços que existem para servir a comunidade.