Voltar

Comandante Nacional em visita a Penela

Terça, 18 de Junho de 2019

No passado dia 12 de junho, quarta-feira, o nosso Corpo de Bombeiros teve a honra de receber o Exmo. Sr. Comandante Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) José Duarte da Costa.

O Comandante Nacional (CONAC) fez-se acompanhar pelo Comandante Distrital de Coimbra, Exmo Sr. Carlos Luís Tavares (CODIS), pelo Presidente do Município, Dr. Luís Matias, assim como pelo Presidente da Associação Humanitária em que assenta o nosso Corpo de Bombeiros e elementos que integram o Quadro de Comando.

O objetivo da visita foi o de dar a conhecer ao Comandante Nacional o nosso Corpo de Bombeiros. A apresentação teve início pelas 11h15, com a receção a acontecer através da constituição de formatura, seguindo-se visita às instalações e parque de veículos, terminando num almoço conjunto com o pessoal de serviço.

Em tom de contextualização, o Comandante Nacional é o Chefe Máximo Operacional da Proteção Civil em Portugal. Como referido, o cargo é ocupado atualmente pelo Exmo. Sr. Duarte da Costa, Brigadeiro General do Exército. Foi chefe do Estado-Maior do Comando das Forças Terrestres, responsável pelas áreas de planeamento e execução da atividade operacional da componente terrestre das Forças Armadas e entre as suas competências está o planeamento de ações do Exército no combate aos incêndios.

Os Bombeiros de Penela, por via dos elementos que constituem o Quadro de Comando, agradecem a visita do Comandante Nacional ao nosso Quartel e relembram que somos uma organização que, sempre que possível, e sempre que os recursos estejam disponíveis, está de portas abertas para receber visitas ao nosso espaço.