Voltar

Comitiva dos Bombeiros de Penela visita Kandern (Alemanha)

Quinta, 30 de Maio de 2019

Uma comitiva pertencente aos Bombeiros de Penela deslocou-se recentemente à Alemanha a fim de exprimir os seus agradecimentos e conhecer o Corpo de Bombeiros da região.

A comitiva constituída pelo Segundo Comandante António Simões Lima (Comandante Interino do nosso CB), Adjunto de Comando Vítor Manuel Gomes, Pedro Tiago Mendes (elemento da Direção da nossa Associação Humanitária e representante da empresa concelhia ExperTree) e Michael Georg Görne (apoiante enquanto tradutor) visitaram de 23 a 27 de maio a região alemã de Kandern para deixar um agradecimento e, em simultâneo, conhecer um pouco da realidade dos bombeiros da região.

Em tom de enquadramento, após os graves incêndios de 2017 e face a algumas carências de equipamento que se faziam sentir no nosso Corpo de Bombeiros na altura, resolveu-se fazer um pedido de ajuda a cerca de 40 instituições de Bombeiros distribuídas um pouco por toda a Europa com vista à tentativa de obtenção de donativos de material e equipamentos que pudessem ser dispensados.

Os Bombeiros de Kandern foram uma das instituições que decidiram dar uma resposta positiva, oferecendo diverso material, equipamento e, inclusive, um veículo ao nosso Corpo de Bombeiros.

Assim, face a estas contribuições gratuitas, nasceu a vontade de realizar esta viagem - para agradecer pessoalmente pela ajuda que foi facultada, mas também conhecer o Corpo de Bombeiros de Kandern.

Kandern é uma região da Alemanha localizada no distrito de Lörrach, região administrativa de Freiburg, estado de Baden-Württemberg. É situada no extremo Sudoeste da Alemanha, junto à fronteira com a França e Suíça e, por isso, também conhecido como o canto dos três países. Contempla a vila principal com o mesmo nome da da região.
Pode dizer-se que Kandern tem uma população de sensivelmente 8000 habitantes e compreende um Quartel de Bombeiros Central (constituído há já 150 anos) e 6 Secções de apoio, distribuídas estrategicamente pela área do município. Tanto o Quartel como as referidas Secções funcionam integralmente com um dispositivo de cerca de 180 voluntários que são acionados consoante necessidade.

Os Bombeiros de Penela gostariam de deixar publicamente um forte e sentido OBRIGADO pela forma como foram recebidos por todos com quem mantiveram contacto nesta visita. Não só não se esperavam umas "Boas Vindas" e um acolhimento tão especial, como também não previam que lhes fosse organizado um programa da visita completo que lhes permitiu não só conhecer a realidade dos bombeiros de Kandern e o seu funcionamento, como também familiarizarem-se um pouco com a vila e as impressionantes paisagens dos arredores, ter contacto com os representantes locais entre outras figuras de destaque na comunidade e apreender uma significativa amostragem da cultura e costumes locais.

Importante também é destacar o apoio continuo do Sr. Michael Georg Görne (Micha) pelo apoio que nos tem prestado desde o primeiro momento na tradução e espírito de camaradagem. Obrigado.

Está previsto para o futuro uma visita dos Bombeiros Voluntários de Kandern também ao nosso Quartel de Bombeiros/concelho de Penela, sendo que o intento será o de manter e construir um relacionamento de intercâmbio, assim como de laços de cooperação e de entreajuda entre as duas instituições.