Voltar

Simulacro em Pedreira

Segunda, 29 de Abril de 2019

Realizou-se no dia 26 de abril um simulacro de um cenário de incêndio na Pedreira da empresa GroupIGE, situada junto à povoação das Taliscas (Vale Longo), Penela.

O exercício decorreu na parte da manhã de sexta-feira. Para tal procedeu-se a primeiramente a uma visita às instalações da empresa e, posteriormente, e em ambiente de simulação, face ao ambiente encontrado, procedeu-se a um treino de Busca e Salvamento, com consequente combate a um incêndio nas oficinas e assistência às vítimas do sinistro,

Tratando-se de um simulacro de uma situação pouco comum, os Bombeiros de Penela desempenharam um papel principalmente de reconhecimento e familiarização para com o espaço empresarial e treino dos procedimentos de Prevenção e Segurança com posterior avaliação (debriefing) entre os intervenientes.

Para a realização deste exercício foram mobilizados para o local três meios do nosso Corpo de Bombeiros: um Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), um Veículo Tanque Tático Urbano (VTTU) e uma Ambulância de Socorro (ABSC) num total de 9 elementos.

As realizações deste género de simulacros em organizações do nosso concelho são basilares para uma resposta rápida e eficaz depois em cenários reais, não só para avaliar os riscos e questões de segurança nas empresas face às adversidades, mas também para colocar à prova os meios de socorro e segurança perante situações de emergência.

Durante a visita e num gesto altruísta, a empresa GroupIGE ofereceu dois Aparelhos Respiratórios ao nosso Corpo de Bombeiros, motivo pelo qual deixamos um agradecimento pelo gesto solidário.