Voltar

Formação Internacional nos Bombeiros Penela: Curso Salvamento e Resgate Valas

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019

Está de momento a decorrer uma formação de cariz internacional, no nosso Corpo de Bombeiros, denominada de Curso de Salvamento e Resgate em Valas.

O curso teve início no passado dia 18 e tem a duração de 5 dias, contemplando um total de 40 horas de formação.

A referida formação está a ser ministrada por dois formadores provenientes da América Central (Costa Rica) experientes e reconhecidos internacionalmente na área de resgate em cenários de valas.

A formação conta com a presença de um total de 17 formandos, sendo estes oriundos do nosso próprio Corpo de Bombeiros, assim como dos Bombeiros de Portimão, dos Bombeiros de Vila do Conde e dos Bombeiros da Comunidade de Madrid (Espanha).

Para criar um bom cenário de simulação e ao mesmo tempo um ambiente que fosse seguro para se trabalhar no desenrolar do curso, foi construída uma vala em betão, com três metros de profundidade, que permite o treino de três metodologias; assim esta permite recriar os cenários com segurança de Vala Direita, Vala em forma de L e Vala em forma de T.

Este curso resulta da organização conjunta entre dois parceiros: a Heavy-Rescue Portugal (Lisboa) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela.

Futuramente está prevista a criação de mais módulos formativos nesta área, pelo que se recomenda, a possíveis interessados, que estejam atentos a informações que irão ser divulgadas no nosso site e nas redes sociais.