Voltar

Novo Veículo Florestal

Segunda, 05 de Novembro de 2018

Os Bombeiros de Penela contam com um novo Veículo Tanque Tático Florestal (VTTF) para ajudar a desempenhar a sua missão.

O novo veículo, identificado com a sigla VTTF-02, chegou ao nosso Quartel na semana passada e irá brevemente entrar oficialmente ao serviço.

Esta aquisição resultou de uma comparticipação tripartida entre o programa Operacional POSEUR, da Câmara Municipal de Penela e da Associação Humanitária em que assenta o nosso Corpo de Bombeiros.

O veículo foi fabricado pela marca Mercedes-Benz, modelo AROCS, sendo que posteriormente sofreu um processo de transformação na empresa JaCinto (Esmoriz), uma empresa nacional, especializada no fabrico e assistência técnica de viaturas de socorro e combate a incêndios, entre diversas outras vertentes.

Este autotanque em particular vem equipado com diverso material de combate a incêndios e possui um tanque de 10.000 litros na sua retaguarda que poderão ser utilizados, a título de exemplo de funcionalidade, para abastecer outros veículos de menor volume em ambiente de incêndios, como para abastecimentos de água a povoações em períodos de escassez de água, entre outros fins.

Nota: O POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - foi criado através da Decisão de Execução da Comissão Europeia em 16 de dezembro de 2014 e surge como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 (um acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia).