Voltar

Curso de Primeiros Socorros em Animais decorreu nos Bombeiros de Penela

Sexta, 13 de Julho de 2018

Nos passados dias 30 de junho e 1 de julho, decorreu nos Bombeiros de Penela o curso de 1ºs Socorros em Animais de Companhia e Cães de Busca e Salvamento, dirigidos a bombeiros, agentes de proteção civíl, forças policiais, auxiliares de veterinária, veterinários, grommers (cuidam da higiene e beleza dos animais), treinadores caninos, e público em geral, com o objetivo de dotar os participantes com conhecimentos e práticas em cuidados básicos e primeiros socorros (preservar a vida, evitar sofrimento, aliviar dor, avaliar gravidade de lesões e prevenir agravamento da situação), com o animal de estimação.

Este curso acontece no sentido de fortalecer tanto os bombeiros na sua atuação em intervenções de socorro que envolvam animais de companhia, como diversos agentes de intervenção e a comunidade em geral nos cuidados aos seus animais de estimação. O curso foi ministrado pelos formadores Pedro Baptista e Luís Tavares, da Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Voluntários do Valongo, teve uma duração de 8 horas, numa replicação disposta em duas turmas, uma em cada um dos dias, envolvendo 28 bombeiros (de Penela, S. João da Madeira e Vila Nova de Poiares) e 35 civis.

Esta formação teve grande recetividade e significativo nível de satisfação juntos dos formandos, como se pode testemunhar na afirmação de um dos presentes “Equipa de formadores cativantes e motivadores, deixando a vontade de mais formações neste âmbito! Destaca-se não só os conhecimentos transmitidos, mas a forma humana e respeitosa de lidar com os animais!”.