Voltar

Curso de Elevação de Emergência de Tratores Agrícolas

Sexta, 06 de Julho de 2018

Nos passados dias 16 e 17 de junho de 2018, decorreu nos Bombeiros de Penela o curso de Elevação de Emergência de Tratores Agrícolas, nível I, com o objetivo de dotar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam proceder ao salvamento ou resgate, em segurança, de vítimas em cenários de acidente com capotamento de tratores agrícolas.

Este curso, surge na sequência da preocupação em relação ao elevado número de acidentes e mortalidade ocorridos com tratores agrícolas em Portugal, no qual Penela não é exceção.

Aquando deste tipo de acidentes os bombeiros fazem parte das equipas de 1ª intervenção para socorro às vítimas implicando o respetivo salvamento ou resgate, tornando-se relevante o seu fortalecimento e adestramento de competências específicas para este tipo de intervenções.

A formação, certificada pela DGERT, teve a duração de 8 horas, numa organização dos BVP em parceria com a Heavy Rescue Portugal; tendo sido ministrada pelos formadores Renato Marques e Nuno Paulino, junto de duas turmas, uma em cada um dos dias, as quais foram compostas por um total de 40 bombeiros, dos quais 37 elementos dos Bombeiros de Penela, dois elementos dos Bombeiros de Miranda do Corvo e um dos Bombeiros de Vila Nova de Poiares.

No término desta formação os formandos bombeiros manifestaram o seu interesse em prosseguir e aprofundar conhecimentos e competências nesta área.