Voltar

O Relacionamento entre os Bombeiros e a Comunicação Social

Terça, 03 de Julho de 2018

No passado mês de junho, decorreu no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros de Penela uma apresentação subordinada ao tema "Os Bombeiros e a Relação com a Comunicação Social".

Para a sessão foi convidado o Jornalista António Ventura, profissional da Agência "Lusa", a maior agência de notícias de língua portuguesa no mundo.

A apresentação permitiu dar a conhecer de forma sucinta o trabalho dos jornalistas nos teatros de operações em que operam os Bombeiros, e a forma como estes dois grupos de profissionais - jornalistas e bombeiros - se podem relacionar entre si sem comprometer de forma significativa o trabalho um do outro.

Ficou evidente desde o início de que é importante estabelecer uma relação de simbiose entre estes dois grupos de profissionais pois os Bombeiros precisam dos Jornalistas para que estes consigam fazer chegar/passar a mensagem à população que servem, assim como os Jornalistas têm necessidade de interagir e comunicar com os Bombeiros de forma a conseguir obter e trabalhar a informação noticiosa e assim relatá-la de forma fidedigna.

No final da apresentação houve um momento para troca de ideias e partilha de experiências, sendo que uma das conclusões alcançadas foi de que a base para um relacionamento saudável e harmonioso entre Bombeiros e Jornalistas é o respeito mútuo pelo trabalho uns dos outros. Ambas as Profissões estão sob pressão constante a diferentes níveis - tanto jornalistas como bombeiros - e, embora as preocupações nem sempre convirjam, uma relação de entreajuda e cooperação entre todos é essencial para se alcançar um resultado positivo de ambas as partes.

Os Bombeiros de Penela agradecem a presença do Jornalista António Ventura, por partilhar connosco um pouco da sua experiência enquanto profissional da área do Jornalismo e por nos dar a conhecer como é "estar do outro lado", a trabalhar no domínio da informação, num órgão de informação social de grande relevância nacional e internacional.