Voltar

Conclusão do 5º Curso TAS

Segunda, 21 de Maio de 2018

Os formandos que estavam a frequentar o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) no nosso Quartel terminaram no passado dia 13 deste mês a parte formativa do curso e estão neste momento a realizar estágio nas bases do INEM sediadas em S. Martinho do Bispo (Hospital dos Covões) e na cidade de Coimbra.

O referido grupo, com elementos provenientes dos Corpos de Bombeiros de Condeixa, Penela e Soure, iniciou o curso em meados de março deste ano e, após sensivelmente 3 meses intensos de formação, estão atualmente em condições de frequentar o estágio de 35 Horas (correspondente ao 5º e último módulo do curso) consistindo na fase de Integração ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

No que ao Corpo de Bombeiros de Penela diz respeito, quando os nossos elementos deste 5º curso obtiverem a sua certificação oficial enquanto "Tripulante de Ambulância de Socorro" (TAS), a Corporação de Penela como um todo contará com mais de 50% do seu quadro ativo com esta acreditação (56 elementos certificados).

Um número de que nos orgulhamos mas que, no nosso entender, não é suficiente. O Curso de TAS é um curso que deveria servir de base na formação de socorro pré-hospitalar de TODOS os bombeiros e, portanto, ainda existe bastante trabalho a ser desenvolvido até que o nosso CB consiga dar esse objetivo como conseguido.

Aproveitando esta ocasião, os Bombeiros de Penela, em parceria com a Associação Formar para Salvar (AFPS) informam que estão abertas inscrições para o próximo curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, a iniciar em Outubro deste ano. O curso poderá funcionar em regime pós-laboral e os interessados em frequentar esta formação podem expressar a sua vontade através dos seguintes contactos:

Email - geral@bvpenela.pt
Telef. 239560100
Por mensagem privada, através da nossa página no Facebook.

A título de curiosidade, o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) destina-se a todos os profissionais ou cidadão comum que pretenda desenvolver competências na vertente da emergência médica pré-hospitalar.

A formatação do curso é a seguinte:
Módulo 1 - Abordagem e Reanimação (25h)
Módulo 2 - Parto, Pediatria e Normas (25h)
Módulo 3 - Emergências Médicas (50h)
Módulo 4 - Emergências de Trauma (75h)
Módulo 5 - Integração ao SIEM (35h)