Voltar

Curso de Combate a Incêndios Florestais, nível 2

Quinta, 03 de Maio de 2018

O curso decorreu de 18 a 22 de abril e foi lecionado por Formadores internos, em horário pós-laboral, totalizando 25 horas de formação.

O curso foi direcionado a bombeiros de 2ª aprovados em concurso de acesso à categoria seguinte, embora também tenha sido indicado para elementos de outras categorias que pretendessem adquirir ou reforçar as suas competências em termos da função de chefe de equipas de combates a Incêndios Florestais (IF).

A formação decorreu no Corpo de Bombeiros de Penela, suas imediações, assim como alguns espaços florestais para a realização de provas práticas ligadas ao combate a IF.

No decorrer do curso foi possível exercitar as diversas funções inerentes à posição de Chefe de Equipa em contexto de Incêndios Florestais, como assumir o lugar do 1º COS (o papel de Comandar as Operações de socorro numa fase inicial de um IF), distribuir missão à equipa que se lidera, a solicitação e gestão de meios de apoio no combate, entre outros.

Foi também uma oportunidade para se trabalhar e realizar a manutenção de ferramentas manuais de combate a incêndios, a criação de fachas de contenção, relembrar e praticar alguns conceitos de Ordem Unida, exercitar ou relembrar a leitura de cartas militares, incluindo a realização de uma breve prova de orientação, com passagens em diversos pontos com recurso a coordenadas indicativas de percurso.

De Penela estiveram presentes na formação os bombeiros Ricardo Rodrigues, Bruno Rodrigues, Pedro Mendes, Ricardo Pedro, Vitor Antunes, Ricardo Silva, Rita Luís, Sara França, Diogo Santos, Ângelo Carvalho, assim como bombeiros dos concelhos de Vila Nova de Poiares e do concelho vizinho de Condeixa, num total de 16 formandos.