Voltar

Novas Camaratas Femininas

Quarta, 02 de Maio de 2018

No passado mês de abril, as bombeiras de Penela viram as suas novas Camaratas finalmente "inauguradas".

Durante cerca de 5 meses decorreram as obras de remodelação deste espaço - muitas realizadas pelos próprios bombeiros, outras por elementos/empresas externas - tendo estas começado em novembro de 2017 e terminado em março-abril deste ano.

Neste período, o novo espaço (vísivel nas imagens), que era usado não só como arquivo, mas também de local de armazenamento de material, Sala de Fardamento, e um espaço aberto e privilegiado em luz natural foi, no seu conjunto, completamente transformado e a referida área, por assim dizer, foi alocada a diversas novas funções: um espaço de pernoita para as nossas bombeiras (camarata), uma ampla casa-de-banho com espaço para banhos, e uma "Sala de EPI" (Equipamento de Proteção Individual e fardamento).

A razão subjacente a esta mudança está relacionada com o espaço que existia ter deixado de corresponder às necessidades de hoje em dia das nossas bombeiras. As expetativas da parte dos nossos elementos no átivo são diferentes das de há alguns anos atrás, o dimensionamento do espaço Camaratas + Casas-de-banho era claramente insuficiente, e a localização em si, dentro do edifício, também não era o mais apropriado, por uma questão de acessibilidade, motivo pela qual agora está localizado no rés-do-chão.

É de mencionar que o espaço das antigas camaratas femininas está de momento também a sofrer processo de remodelação, a fim de ser reaproveitado para a ampliação da atual cozinha-refeitório.

Também é importante dizer que o novo espaço das Camaratas Femininas (incluíndo balneários), não só tem um ar mais atual, contempla também um número superior de camas, mais adequado à realidade numérica do nosso quadro ativo. As camaratas antigas estavam dimensionadas para 7 elementos, sendo que as atuais permitem 12, com possibilidade de se expandir, caso seja necessário – podendo facilmente albergar mais camas.

Estima-se que o valor final da obra tenha rondado as 3 dezenas de milhares de euros, valor suportado pela nossa Associação.

O Comando e Direção do Corpo de Bombeiros agradecem a todos os bombeiros e bombeiras que durante estes 5 meses foram colaborando, dentro das suas possibilidades, para a execução desta obra que tanto valor acrescenta ao edifício. A todos MUITO OBRIGADO.

Destes colaboradores, é de destacar o trabalho do bombeiro Luís Paz, pela sua persistência, entusiasmo e perfeição com que encarou este projeto e por tudo ter feito para cumprir os prazos definidos. MUITO OBRIGADO