Voltar

Campanha Nacional do Laço Azul

Segunda, 30 de Abril de 2018

Desde o início do século que abril é, em muitos países, o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, procurando alertar a sociedade em geral e chamar a atenção para o complexo e hediondo problema de abuso de crianças.

Assim os Bombeiros Voluntários de Penela, na qualidade de cidadãos que têm um papel relevante junto da comunidade, que pode vir a ser desenvolvido quer na identificação como na proteção de risco, afixaram o laço azul na sua fachada, expressando o seu envolvimento na Campanha de Prevenção dos Maus Tratos em Crianças e Jovens, dinamizada pela Ação em Saúde para Crianças e Jovens em Risco da ARSC, IP, através do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) do Centro de Saúde de Penela, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penela, o Município de Penela, o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, a Escola Profissional ETP Sicó – polo de Penela, a Santa Casa da Misericórdia de Penela, e a Guarda Nacional Republicana, Comando Territorial de Penela para a prevenção dos maus tratos na infância.

Sabendo haver um caminho a percorrer para que o papel de cada cidadão, e em especial o de cada bombeiro, venha a ter uma efetividade desejada na prevenção dos maus tratos infantis e juvenis, afiança-se que a sensibilização destes operacionais para o problema está em pleno incremento na construção de uma parceria de atuação com os diversos agentes e instituições com papel de relevo nesta luta.

Os bombeiros estão juntos nesta campanha de proteção das crianças que na realidade tem de acontecer todos os meses do ano.

Nota: site de apresentação da campanha na autarquia - http://www.cm-penela.pt/noticia-6823