Voltar

Promoções na Carreira

Segunda, 30 de Abril de 2018

Decorrem desde fevereiro no nosso Corpo de Bombeiros, concursos de promoção a bombeiros de 2ª (existe uma vaga), bombeiro 1ª (quatro vagas por preencher) e na categoria de subchefe (uma vaga existente).

Após os trâmites legais, avaliação curricular, avaliação teórica e prática, dos candidatos a concurso, para preenchimento da vaga de bombeiro de 2ª, é promovido o Rúben Medina. A bombeiros de 1ª para as quatro vagas, apenas concorreram dois elementos - Diogo Santos e Helena Gomes, que estão atualmente a frequentar as formações obrigatórias para a sua promoção na carreira de bombeiro. Para a vaga a subchefe concorreram dois elementos, os bombeiros Rui Carvalho e Luís Varandas, sendo que o primeiro conseguiu a melhor classificação e, portanto, vai ocupar a vaga existente, ficando o segundo classificado a aguardar abertura de vaga até ao limite temporal de dois anos.

A todos os elementos, o Comando e Direção desejam muito sucesso nas suas novas categorias. Aos formadores e avaliadores o nosso agradecimento.

____________________________

Em tom de caracterização, atualmente os Bombeiros de Penela têm um quadro de pessoal de 108 elementos distribuídos pelas seguintes categorias:

4 Elementos de Comando, 2 Oficiais Bombeiros, 3 Chefes (1 vaga), 8 Subchefes, 12 Bombeiros 1ª (4 vagas), 32 Bombeiros 2ª, 33 Bombeiros 3ª e 14 especialistas (20 vagas). A média de anos de bombeiros é de 15. Além destes elementos, existem mais 10 estagiários em fase de conclusão do seu processo para posterior ingresso no Corpo de Bombeiros.

No seu Quadro de Reserva existem 12 elementos e no Quadro de Honra 4 elementos.
Dos 108 elementos que estão atualmente no ativo, no que ao género diz respeito, 31 são mulheres e 77 homens, sendo que a média de idades é de 34 anos.

Quanto ao nível de escolaridade, 39 elementos têm escolaridade inferior ao 12ºano, 41 elementos concluíram o ensino secundário, 12ºano dos quais 18 estão a frequentar o ensino superior, 16 licenciados, 4 mestrados e 1 doutorado. No Quadro de Reserva têm mais 6 licenciados e 1 mestrado.