Voltar

Curso de Condução Fora de Estrada concluído

Terça, 10 de Abril de 2018

Entre os dias 2 e 6 de abril, decorreu no nosso Quartel de Bombeiros e proximidades o curso de Condução Fora de Estrada (CFE), nível 1, uma formação para aperfeiçoamento técnico.

O curso foi ministrado pelo Formador da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) Nuno José Pereira Figueiredo e resultou na preparação de mais quatro elementos nesta vertente de condução.

O curso em si contou com uma carga horária de 35 horas, distribuídas em 12 de formação teórica (ambiente de sala de aula) e 23 horas de formação prática, que permitiu aos formandos aprender e executar os conceitos assimilados na vertente teórica.

O objetivo principal do curso foi o de dotar os formandos com competências técnico-operacionais para a condução de veículos todo-o-terreno em ambiente rural/florestal.

O programa incluiu assuntos como a identificação dos diferentes tipos de chassis que equipam os veículos todo-o-terreno, suas vantagens e desvantagens, conhecer os principais órgãos mecânicos, assim como descrevendo o princípio de funcionamento; relacionar a interdependência funcional entre os diversos órgãos mecânicos interpretando o papel de cada um no processo de transmissão de movimento; entre muitos outros temas.

O momento talvez que mais desafiou (e entusiasmou) os formandos foi a execução correta de sequências de procedimentos de segurança na transposição de obstáculos com diversas configurações.

Terminada a formação, o Quartel dos Bombeiros de Penela fica mais enriquecido, contando agora com os bombeiros: Oficial Francisco Gouveia, Miguel Fernandes, Rúben Medina e Helena Gomes mais bem preparados nesta área de condução.