Voltar

18ª Escola dos Bombeiros de Penela na Reta Final

Terça, 20 de Março de 2018

Estando a 18ª Escola dos Bombeiros de Penela próxima de terminar o seu Curso de preparação a Bombeiro, é agora o momento de traçar um ponto de situação.

O Curso de Instrução Inicial (CII) que tem estado a decorrer durante os últimos meses, não é mais do que um conjunto de ensinamentos, definidos pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), transmitidos a cada elemento da Escola da Recruta, num total de 250 horas de formação, e tem em vista proporcionar a cada futuro bombeiro um conjunto de conhecimentos base e de preparação para o ingresso na atividade de bombeiro.
Neste momento, os elementos que integram a 18ª turma de recrutamento no nosso Corpo de bombeiros, e que frequentam o CII, terminaram os primeiros 4 módulos de 6 que estão planificados.

O grupo, que iniciou com onze elementos, mantém ativos nesta fase 10, e já deu por concluído os módulos de "Introdução ao Serviço de Bombeiros", o módulo de "Equipamentos, Manobras e Veículos", frequentaram também o curso de Técnicas de Socorrismo / Tripulante de Ambulância de Transporte de (consoante as habilitações de cada elemento). De seguida foi ministrado um curso de Técnicas de Salvamento e Desencarceramento.

Presentemente, estão a receber conhecimentos relativamente ao módulo de Incêndios Urbanos e Industriais (5º módulo), sendo que após o seu término, irão assimilar conhecimentos respeitantes ao módulo de Incêndios Florestais (6º e último).


Também foram realizadas duas atividades noturnas de construção de espírito de equipa, assim como uma dinâmica de grupos e sessões de preparação física. O objetivo principal destes tipos de provas e dinâmicas é o de fomentar uma experiência de EQUIPA, que seja integradora, potenciadora de princípios de entreajuda, e que promova o trabalho conjunto destes recém-admitidos e instrutores/formadores.

Finalizado o Curso de Instrução Inicial, no formato destes 6 módulos, o grupo da 18ª Escola irá ser sujeito a Exames Distritais, estando estes agendados para os dias 27 e 28 de abril, sendo que este ano PENELA será o Corpo de Bombeiros anfitrião.


Referir também que já estão abertas inscrições para a 19ª Escola de Bombeiros, pelo que os interessados devem expressar a sua vontade de ingressar através dos canais habituais:
por mensagem no Facebook na nossa página oficial,
por email, geral@bvpenela.pt
via telefone - 239560100
ou dirigindo-se ao Quartel em Penela.