Voltar

2º Curso de Instrutores Internos concluído

Sexta, 09 de Março de 2018

Foi dado como concluído no dia 2 de Março o 2º Curso de Instrutores Internos dos Bombeiros de Penela.

A formação decorreu desde o início de Fevereiro até à referida data e visou preparar 6 novos instrutores internos, nomeadamente os bombeiros Andrew Thomas, Diogo Santos, Joana Palrinhas, Luís Varandas, Ricardo Silva e Rui Carvalho.

Durante a formação foram abordadas temáticas pedagógicas com base nas Qualidades do Instrutor, a Comunicação e as Competências do Formador, a arte de ensinar, a escolha dos meios de instrução, a preparação da lição e técnicas de Instrução.

Aos formandos foi proposto que ministrassem instruções (quatro no total), não só em contexto de sala de aula (vertente teórica), como também de sessões práticas. Houve também oportunidade para integrar nesta formação os elementos que concluíram o 1º Curso de Instrutores Internos (2017) para assistir e partilhar algumas das suas experiências.

O Curso decorreu após processo de seleção interno, em que foram escolhidos inicialmente 8 bombeiros. Foi ministrado pelo Oficial Bombeiro Vítor Martins de Jesus, dos Bombeiros Municipais da Lousã, militar do Exercito, com experiência na área da formação tanto a nível Militar (Instrutor de Paraquedismo Militar), como nos Bombeiros (Formador de Combate a Incêndios Florestais da Escola Nacional de Bombeiros - ENB).

No último dia de formação, os formandos tiveram a honra de ver o seu desempenho avaliado enquanto ministravam, individualmente, uma instrução prática, por um júri constituído pelo Exmo. Sr. Comandante Honorário Ulisses, (B.M. Lousã), assim como pelo nosso Comandante Honorário José Carlos dos Reis, ambos com vasta experiência pedagógica.

A razão de ser deste curso interno está associada a uma necessidade de formar um leque mais alargado bombeiros na nossa Corporação com a capacidade de ministrar instrução.

Com a entrada recorrente de novos elementos através das Escolas de Recruta no Quadro Átivo, existe a necessidade crescente de preparar estes elementos da melhor forma possível, sendo para isso imprescindível reforçar o grupo de bombeiros que os acolha e instrua.

Foi com este pensamento em mente que se decidiu preparar este grupo de bombeiros de modo a facilitar esta passagem de conhecimentos entre bombeiros mais experientes e os novos que ingressam.

Os Bombeiros de Penela gostariam de deixar um ESPECIAL agradecimento ao Oficial Bombeiro Vítor Jesus, não só pelo seu empenho que demonstrou ao longo das sessões, mas também pelo seu altruísmo, pela sua forma exemplar de estar e acima de tudo, a sua capacidade singular em que partilha os seus conhecimentos.
Manage