Voltar

Correr em direcção a uma condição física melhor!

Sexta, 15 de Dezembro de 2017

Em semelhança com o que tem vindo a acontecer nos anos anteriores, os bombeiros de Penela prestaram recentemente as suas Provas Físicas Anuais no campo de futebol do bairro de S. Jorge de Penela.

Estas provas consistem num exercício conhecido como "Teste de Cooper" em que os elementos que nela participem fazem uma tentativa para percorrer a máxima distância num período de 12 minutos.

No caso dos Bombeiros de Penela, todos os anos existem pelo menos duas datas ou possiblidades de melhoria para se realizarem as provas, dando-se assim oportunidade aos que não conseguiram estar presentes na primeira data, ou aos que pretendem melhorar o resultado, de o fazerem.

É de referir que esta prova não só é obrigatória a todos os bombeiros com idade inferior a 50 anos, como é avaliada e é atribuida uma pontuação a todos os que a realizam, tendo em conta a idade, género e distância alcançada. Esta nota é usada no cálculo aritmético para os que pretendem ascender à graduação seguinte na carreira de bombeiro.

Além da avaliação de capacidade aeróbica do indivíduo, o objetivo desta ação é também continuar a promover o exercício físico, importante na execução da missão dos Bombeiros.

Estas provas não são mais do que um complemento a um trabalho que foi iniciado há já alguns anos com o objectivo de melhorar a preparação físicas dos bombeiros de Penela.

As outras vertentes onde se tem feito um avanço significativo de modo a criar as condições para que todos os bombeiros da corporação possam estar em forma tem a ver com a inclusão de exercício físico diário durante o período de Verão - mais precisamente durante a época em que decorre o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), assim como a criação de aulas de preparação física no Quartel ministradas por um Professor da área, a todos os elementos do Quadro átivo que pretendam tornar melhor a sua condição física.