Voltar

A nossa Festa de Natal!

Terça, 05 de Dezembro de 2017

No passado Domingo, 3 de dezembro, os bombeiros de Penela, suas famílias e amigos próximos/convidados, onde se incluiem o Presidente e vereadores do Município, bem como Presidentes das Juntas de Freguesia, reuniram-se para comemorar a nossa Festa de Natal.

Foi um momento de celebração DOS bombeiros, ENTRE bombeiros, e ENTRE os bombeiros e a família/amigos. O dia foi repartido no que se podem considerar cinco períodos distintos:
Com início pelas 10:00 e num ato simples, um pequeno grupo deslocou-se ao cemitério de Penela em lembrança aos nossos bombeiros já falecidos para a colocação de flores nas suas campas;

a segunda parte, já no nosso Quartel, consistiu na constituição de uma formatura composta pelos elementos pertencentes às duas últimas Escolas de Recruta de bombeiros (17ª e 18ª), Cadetes, assim como pelas 4 Secções operacionais (duas Companhias) em que o Corpo Ativo se encontra atualmente dividido;

Os elementos da 17ª Escola de Bombeiros foram oficialmente apresentados e, por terem sido promovidos e por iniciarem agora sua carreira enquanto bombeiros foram, (após o juramento da bandeira), integrados nas suas Secções Operacionais. Foram também oficialmente promovidos e entregues as divisas aos bombeiros que tinham concorrido e conseguido ascender às categorias de 2ª, 1ª e Subchefe na carreira de bombeiro; não menos importante foi o agradecimento muito especial que foi feito pelo Comando a todos os familiares dos bombeiros que, não só, mas em particular ao longo deste díficil verão, viveram momentos de preocupação e angústia enquanto aguardavam pela chegada do seu "soldado da paz".

de seguida foi feito um LOUVOR ao Quadro Ativo, momento em que o Presidente do Município, o Presidente da nossa Associação Humanitária, o Comandante e Segundo Comandante, cumprimentaram individualmente e a todos os bombeiros como gesto de agradecimento por todo o esforço e dedicação que demonstraram ao longo da época crítica dos incêndios em defesa do concelho de Penela e dos concelhos vizinhos.

Posteriormente foram realizados discursos pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Raúl José Vasconcelos, e pelo Presidente do Município, Luís Matias, que teve a amabilidade de aceitar o nosso convite e estar presente.

Findados os atos cerimoniais, seguiu-se um lanche de convívio embora, na verdade, tenha simbolizado mais do que isso, pois algumas das mesas do lanche foram preparadas com muita dedicação por cada uma das Secções de bombeiros, o que as tornou deliciosamente convidativas e saborosas.

O ponto culminante da tarde foi talvez aquele em que os mais pequenos subiram ao palco para receber os seus presentes, diretamente das mãos do Pai Natal. Os presentes foram oferecidos pela Associada Benemérita Dª Teresa Maria Ramos e encheram o salão de brilho, reflexo da alegria e sonhos que as crianças deixaram denunciar pelos seus olhares brilhantes e sorrisos rasgados. A tarde continuou com a comemoração do 37º Aniversário dos Bombeiros de Penela, com direito a bolo e velas.

Por fim, foi lançado o convite pelo Presidente do Munícipio, Dr. Luís Matias a todos os presentes para se deslocarem ao Castelo de Penela a fim de visitarem o Penela Presépio.
Os Bombeiros de Penela desejam a toda a população que servem que tenham um excelente Natal, em paz e com as pessoas que mais gostam.

BOAS FESTAS :)