Voltar

Abastecimentos de água em diversas povoações

Segunda, 06 de Novembro de 2017

A seca está a afetar o país de norte a sul, em todas as regiões, e Penela não está a ser exceção.

Por causa deste fenómeno, os Bombeiros de Penela têm estado envolvidos no combate à falta de água em algumas das povoações mais afetadas, como é o caso de Rabaçal, Ferraria de S. João, Favacal, entre outras.

Em termos numéricos, desde o início deste período de seca anormal, que temos contribuído no transporte de mais de um milhão e meio de litros de água potável - mais de 100 cisternas iguais à apresentada na imagem - para as zonas com maior escassez, para que não falte água à população do concelho.

A título de curiosidade, o IPMA (Instituto Português do Mar a da Atmosfera) revelou que o mês de setembro de 2017 foi o mais seco dos últimos 87 anos e quase 90% do território está em seca severa ou extrema.

Nesta altura, em que a chuva durou pouco tempo, aconselha-se a população a:
tomar duche em vez de banhos de imersão; fechar as torneiras quando não se usa a água; diminuir o volume de descargas dos depósitos de autoclismos; usar máquinas de lavar roupa e louça com carga máxima e programas curtos; regar o jardim ao final da tarde para evitar desperdícios a nível de evaporação; lavar o automóvel com um balde e pano, em vez de uma mangueira com água corrente.

ÁGUA: Poupe hoje para ter amanhã.

Fotografia do bombeiro Ricardo Reis, um dos elementos que tem estado fortemente envolvido no abastecimento de água às populações referidas.