Voltar

Há 37 anos nasceu a nossa Associação!

Terça, 19 de Setembro de 2017

Os Bombeiros Voluntários de Penela estão hoje em celebração do seu 37.º aniversário.

Na presente data recorda-se que esta corporação teve como contexto do seu nascimento os anos 80, anos em que em Portugal se destacam as dinâmicas de integração na União Europeia – EU (na altura Comunidade Económica Europeia - CEE), com uma intensificação daquilo que é o advento de se trabalhar para e com a comunidade, numa parceria de forças que se incrementam exponencialmente. Aquando da sua criação, o corpo de bombeiros era composto por um restrito grupo de elementos, escassos veículos e alguns equipamentos, sendo estes elementos que, na sua dedicação e abnegação, colocaram o concelho de Penela no mapa dos quartéis e respetivos corpos de bombeiros do nosso país.

Quase quatro décadas passadas, temos no presente um corpo de bombeiros com cerca de 100 homens e mulheres, tendo ao serviço dez ambulâncias e mais de uma quinzena de veículos com outras especificidades. Fomos encetando o séc. XXI, sempre na demanda das novas tendências e exigências, engrossando assim as fileiras dos nossos soldados da paz, musculando continuamente a capacidade operacional do nosso CB em crescente paridade de homens e mulheres; expandimos a nossa intervenção diversificando áreas e especialidades de atuação, nomeadamente o INEM, o transporte de doentes, os incêndios florestais e urbanos, o desencarceramento, a área da Busca e Resgate e do Salvamento em Grande Ângulo. Temos vindo a solidificar a sistematização e estrutura de funcionamento diário com um comando e um corpo de assalariados que nos posicionam como associação promotora da empregabilidade, com uma estratégia de fortalecimento que favorece o desenvolvimento das oportunidades de formação e respetivo atualizar de conhecimentos na diversidade de saberes e no aprofundar de competências; o que tem sido paralelamente viabilizado pelo paulatino aumento da escolaridade dos nossos bombeiros. Assim, com este capital humano, os serviços para a comunidade têm tido um desenvolvimento de tecnicidade depurada e uma organização e gestão aprimorada, através do desenvolvimento e cumprimento dos requisitos nacionais e internacionais da qualidade.

Este é o nosso presente, num servir a comunidade numa resposta pronta quer ao nível da emergência pré-hospitalar e transporte seguro de doentes, como no combate aos incêndios, desencarceramento e salvamento; com uma força humana num equilíbrio entre tecnicidade e sensibilidade no trato do humano, com equipamentos adaptados e especializados, numa gestão de pessoas e equipamentos intensa e dedicada, sempre procurando a sustentabilidade.

Aqui chegados, 37 anos depois, o nosso olhar para o futuro traça-se no contínuo reforço humano, seja em termos de números, como de equilíbrio de um crescimento articulado de sabedoria e experiência, coadjuvado com a criatividade e jovialidade dos homens e mulheres bombeiros nas suas mais-valias; dotando cada operacional de competências em constante desenvolvimento com autonomia e trabalho de equipa, com valores na cultura dos estilos de vida saudável, solidariedade e perspetiva sociocultural ao nível do contexto nacional e internacional. Assim procura-se continuar a recrutar homens e mulheres com qualidades humanas e capacidades cognitivas de confiança, a desenvolver uma formação inicial e contínua que incremente competências cada vez mais especializadas e específicas, inscritas e coadunadas com uma futura carreira de bombeiro. Além disso o nosso horizonte integra a intervenção ao nível do reforço do trabalho do município e do próprio corpo de bombeiros, na sensibilização e treino da prevenção, segurança e proteção de pessoas e bens na comunidade.

Continuaremos presentes, num Sim imediato e destro para cada intervenção, para uma comunidade mais segura e protegida.
Estarmos aqui hoje convosco torna-nos mais robustos!

Texto escrito pela Drª. Fátima Feliciano, bombeira Especialista de Psicologia