Voltar

Curso de Operações Essenciais de Extinção de Inc. Urbanos e Industriais

Segunda, 08 de Maio de 2017

Decorreu entre os dias 3 e 7 de maio o curso de Operações Essenciais de Extinção de Inc. Urbanos e Industriais na Unidade de Formação Local (ULF) de Oliveira do Hospital.

A formação foi ministrada pelos Formadores da Escola Nacional de Bombeiros, Nuno Miguel Costa (Coordenador da Acão), Rui Mendes Palrinhas e Sara Margarida Fontes e contou com a presença de 14 formandos, todos bombeiros, provenientes dos concelhos de Oliveira de Frades, Arganil, Lousã e Penela.

O curso, equivalente ao curso designado por "Incêndios Urbanos e Industriais, nível 2" teve a duração de 25 horas e teve como objetivo fundamental dotar os formandos com "competências técnico-operacionais para chefiar equipas em operações de extinção de incêndios urbanos e industriais".

Abrangeu assuntos de grande importância relacionados como as fases da Marcha Geral de Operações (MGO), a identificação de responsabilidades relativas ao Comando Inicial de uma operação de socorro, as diferentes estratégias de combate neste tipo de incêndios, a descrição da organização inicial de um teatro de operações, especificar manobras de ventilação tática e especificar também as manobras de busca e salvamento entre outros temas.

O curso teve uma importante componente prática que permitiu aos formandos pôr em prática os conceitos teóricos assimiladores, nomeadamente, mas não só, pôr em prática e assumir as funções do 1º Comandante de Operações de Socorro (COS), que inclui assumir a função, proceder ao reconhecimento, determinar estratégias e estabelecer planos de Acão, implementar a organização de meios e determinar objetivos.

Do Corpo de Bombeiros de Penela estiveram presentes enquanto formandos os bombeiros Valter Palrinhas e Andrew Thomas, com o objetivo de continuar o seu processo de aperfeiçoamento técnico e o de progredir na carreira de bombeiro, respetivamente.