Voltar

Curso de Operações de Extinção de Incêndios Florestais

Segunda, 08 de Maio de 2017

Decorreu entre os dias 22 e 30 de abril, o curso de Operações de Extinção de Incêndios Florestais na Unidade de Formação Local (ULF) de Montemor-o-Velho.

A formação foi ministrada pelos Formadores da Escola Nacional de Bombeiros, José Parola Gonçalves (Coordenador da Acão) e Nuno Meneses Osório e contou com a presença de 16 formandos, todos bombeiros, provenientes dos concelhos de Soure, Coimbra, Condeixa, Montemor-o-Velho, Brasfemes, Penela, Lousã e Miranda do Corvo.

O curso, equivalente ao curso designado por "Incêndios Florestais, nível 1" teve a duração de 50 horas e teve como objetivo fundamental dotar os formandos com "competências técnico-operacionais para integrar equipas de primeira intervenção em operações de extinção de incêndios" desta natureza,

Abrangeu assuntos de grande importância relacionados como a identificação das características dos combustíveis nas florestas, do relevo e dos elementos meteorológicos, o reconhecimento dos riscos associados a esta temática, procedimentos e regras de segurança. métodos e manobras de combate a incêndios florestais, entre outros temas.

O curso teve uma importante componente prática que permitiu aos formandos conhecer as diferentes ferramentas manuais de combate a incêndios, assim como a sua manutenção e utilização através da criação de faixas de contenção. Também existiu um exercício de orientação com recurso a cartas militares e bússula.

Do Corpo de Bombeiros de Penela estiveram presentes os bombeiros Rúben Medina e Carla Oliveira, com o objetivo de continuarem os seus processos de aperfeiçoamento técnico nesta área fundamental de conhecimento dos Bombeiros.