Voltar

Formação em Gestão de Stresse e Conflitos

Sexta, 05 de Maio de 2017

Decorreu entre os dias 22 e 25 de abril, o curso de Gestão de Stresse e Gestão de Conflitos no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arganil.

A formação foi ministrada pela Formadora e da Escola Nacional de Bombeiros, Sara França (formada em Psicologia), e contou com a presença de 15 formandos, todos bombeiros, provenientes dos concelhos de Arganil, Oliveira de Frades e Penela.

O curso, equivalente ao curso designado por "Liderança e Motivação Humana" teve a duração de 25 horas e teve como objetivo fundamental dotar os formandos com competências técnico-operacionais que promovam o desenvolvimento dos conceitos de Liderança e trabalho em equipa no contexto específico dos Bombeiros.

Abrangeu assuntos de grande importância relacionados com Liderança, como os diferentes tipos de liderar, as características que um líder deve ter perante a sua equipa, métodos de comunicação e a importância da linguagem na interação com as equipas, estratégias para lidar/gerir com conflitos, a identificação de situações geradoras de stresse, entre outros temas.


Do Corpo de Bombeiros de Penela estiveram presentes os bombeiros Jorge Pereira, Carlos Varandas, Miguel Fernandes e Andrew Thomas com o objectivo de continuarem ou completarem os seus processos de promoção na carreira de Bombeiro à categoria de 1ª.