Voltar

Treino Operacional em Soure

Quarta, 19 de Abril de 2017

Durante o fim-de-semana de 8 e 9 de abril decorreu um treino operacional no concelho de Soure.

O treino operacional foi dedicado ao tema "Ferramentas Mecânicas" (motosserras principalmente) e foi ministrado por quatro elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB).

A formação contou com a participação de 23 formandos, oriundos de vários Corpos de Bombeiros do distrito, nomeadamente Penela, Soure, Montemor, Penacova, Pampilhosa da Serra, Brasfemes, Miranda do Corvo e Lousã. De Penela esteve presente o bombeiro de 2ª, Ricardo Silva.

A formação foi dividida em duas componentes, sendo uma parte ministrada em contexto de sala de aula, em que foram explicados conceitos como o Equipamento de Proteção Individual (EPI) indicado que promova a segurança do motosserrista, os sistemas de segurança do equipamento, a utilização, conversação e manutenção dos equipamentos, técnicas de corte de árvores, ferramentas auxiliares, entre outros. A parte prática realizou-se em terreno florestal e deu oportunidade aos formandos de "colocarem as mãos na massa" e aplicarem os conceitos teóricos apresentados.

De acordo com o bombeiro de Penela presente na formação, "a formação foi muito boa! Acabou por ser interessante para quem não tinha tido muita experiência no manuseamento de motosserras". (...) Além disso, é sempre bom existir um contato direto e uma troca de conhecimentos e experiências entre diferentes forças da Proteção Civil, neste caso entre Bombeiros e a FEB.